ENSINO DE HISTÓRIA DA ARTE NA ANTIGUIDADE NO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

Autores

  • Sandra margarete Abello UNOESC
  • Jacson Carlos de Souza Bianchet UNOESC

Resumo

O presente relato de experiência expõe uma prática realizada no primeiro semestre de 2018, com a turma do 3° período na disciplina de História e Teoria da Arquitetura e da cidade 1 do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Xanxerê. O conteúdo trabalhado está previsto na ementa da disciplina que é o estudo e análise da produção artística, arquitetônica e urbanística nos primórdios das civilizações. O objetivo da proposta foi o de demonstrar e experienciar a relação da teoria com a prática no desenvolvimento das construções da referida época.  Foi observado as resoluções técnicas de cada época em seus detalhes, materiais, volumetria e forma arquitetônica. As etapas trabalhadas foram a de que inicialmente cada grupo deveria desenvolver uma pesquisa sobre as tipologias de moradias, os materiais e as resoluções que cada civilização empregou para realizar a construção. Posteriormente os grupos buscaram a melhor forma de produzir maquetes demonstrando estas resoluções utilizando os materiais equivalentes aos utilizados em cada época. Justifica-se a proposta por demonstrar aos acadêmicos algumas resoluções projetuais que servirão de base para futuros projetos. Os resultados alcançados foram evidenciados nas maquetes produzidas com características específicas do período/estilo estudado no seu processo de construção até os resultados finais desenvolvendo assim o espírito investigativo e crítico frente à arquitetura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra margarete Abello, UNOESC

Professora de Artes, Design e arquitetura.

Doutora em Artes pela Universidad del Pais Vasco - Espanha com revalidação pela USP - Doutora em ARtes Visuais - Área Poéticas Visuais. 

Jacson Carlos de Souza Bianchet, UNOESC

Estudante de Arquitetura e Urbanismo - UNOESC XANXERÊ

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Abello, S. margarete, & Bianchet, J. C. de S. (2018). ENSINO DE HISTÓRIA DA ARTE NA ANTIGUIDADE NO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18081

Edição

Seção

Xanxerê - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>