O OLHAR DO ACADÊMICO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL

Autores

  • Juliane Brogliato Albuquerque Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Luciana Moreira Souza
  • Juvilde Gonçalves Padilha

Resumo

O presente resumo ressalta a importância do PIBID- Programa de Iniciação à Docência como um projeto que contribui na formação acadêmica, possibilitando ao bolsista licenciado em Pedagogia vivenciar novas aprendizagens e destacar-se na prática docente. O estudo objetiva-se evidenciar a importância e  contribuição que o referido programa traz para o acadêmico em formação. Pois aproxima a teoria com a prática  e oportuniza uma conexão mais ampla com o mundo escolar.  Para atender aos alunos com dificuldades de aprendizagens, as bolsistas juntamente com a supervisora e coordenadora do programa estudavam, planejavam e construíam materiais necessários para desenvolver as atividades e atender as necessidades dos alunos, oportunizando novas maneiras de aprender e ensinar.   O PIBID permitiu as bolsistas ampliar o olhar para a educação, compreendendo verdadeiramente como é essencial a relação professor e aluno. Os objetivos do programa foram contemplados principalmente no que diz respeito ao processo formativo dos licenciados, pois os auxiliou  em suas atividades de ensino e pesquisa,  contribuindo em seu processo de formação inicial, uma vez que lhes proporcionou uma formação fundamentada na reflexão, na vivência  e na problematização de situações reais relacionadas à atividade docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Brogliato Albuquerque, J., Moreira Souza, L., & Gonçalves Padilha, J. (2018). O OLHAR DO ACADÊMICO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18072

Edição

Seção

Joaçaba - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)