ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA CLINICA ESCOLA

Autores

  • Ana Paula Rosa Unoesc
  • Carmem Lúcia Arruda Figueiredo D´Agostini
  • Edineia Salete Viganó
  • Tatiane Lasta
  • Paula Fernanda Silveira Boiago

Resumo

A orientação profissional tem como objetivo facilitar o autoconhecimento e a reflexão sobre a multiplicidade de aspectos envolvidos na escolha profissional, a fim de ampliar e orientar, de acordo com as características e personalidades de cada indivíduo, profissões e áreas de possível interesse. O programa de Orientação Profissional foi ofertado pelo curso de psicologia da UNOESC, campus Joaçaba, por meio de sessões grupais, para adolescentes do ensino médio.  Foram realizados seis encontros, onde  utilizaram-se dinâmicas, questionários pessoais, tarefas de casa, testes psicológicos e o último encontro reservado para a devolutiva individual do relatório psicológico, proporcionando-os aos participantes refletirem sobre o autoconhecimento e suas escolhas profissionais. Os métodos utilizados atuam primeiramente como um auxiliar do desenvolvimento do indivíduo, possibilitando que a decisão seja de maneira assertiva, com maior autonomia, levando em consideração as características de sua personalidade e o contexto biopsicossocial em que o mesmo está inserido e a relação com os aspectos de sua profissão. A orientação profissional é relevante, pois proporciona autoconhecimento do adolescente não somente para a escolha profissional, mas também o prepara para seguir seu caminho com confiança e maturidade

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Rosa, A. P., D´Agostini, C. L. A. F., Viganó, E. S., Lasta, T., & Boiago, P. F. S. (2018). ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA CLINICA ESCOLA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17994

Edição

Seção

Joaçaba - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>