LIDERANÇA E COACHING NO CAMPO DA ECONOMIA CRIATIVA COM ÊNFASE EM GASTRONOMIA
Resumo
A tendência é que os líderes foquem no desenvolvimento de pessoas, para auxiliar atingir as metas da organização, uma das ferramentas que vem a contribuir com este processo é o Coaching, que tem como principal função promover o aprendizado e desenvolvimento. Este estudo tem como objetivo analisar práticas do coaching adotadas no exercício da liderança, aplicado ao campo da economia criativa, sobretudo na Gastronomia. Adotou-se como abordagem a pesquisa qualitativa descritiva. Os procedimentos utilizados para levantamento dos dados foram observação não participante e entrevistas. As entrevistas e a observação foram realizadas por meio de um roteiro estruturado, conforme modelo teórico proposto. Foram entrevistados nove líderes do ramo da economia criativa, de empresas que compõem o núcleo de Gastronomia da associação comercial de Joaçaba e três liderados. Os achados da pesquisa corrobaram que o líder-coach possui uma comunicação eficaz, se diferencia dos demais perfis análisados, pela sua visão futurista, a forma de motivar seus colaboradores e está sempre em busca de novidade, assim gera transformação. Dessa forma, os resultados obtidos neste estudo indicam serem positivo ao perfil que convergem ao líder- coach, mesmo que as sessões de coaching sejam realizadas por um agente externo a organização.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
28-08-2018
Como Citar
Silva, P. da, Tonial, G., & Filippim, E. S. (2018). LIDERANÇA E COACHING NO CAMPO DA ECONOMIA CRIATIVA COM ÊNFASE EM GASTRONOMIA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17985
Edição
Seção
Joaçaba - Ensino