AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA COMBINAÇÃO ENTRE DIFERENTES TIPOS DE CIMENTO COM TIPOS DISTINTOS DE ADITIVOS REDUTORES DE ÁGUA EM PASTA DE CIMENTO
Resumo
O concreto, material dominante na construção civil, vem se aperfeiçoando com o emprego de novos materiais que beneficiam suas propriedades como os aditivos químicos. Sendo os redutores de água os aditivos mais consumidos no mundo, o presente trabalho teve por objetivo analisar amostras confeccionas com três tipos de cimento (CPII Z-32, CPII F-40 e CPV ARI) combinados com dois tipos de aditivos redutores de água (plastificantes e superplastificantes) de marcas distintas, adicionando o aditivo em três modos: simultaneamente com água, diluído em água e após repouso de 2min da pasta de cimento. O modo e o momento de adição dos aditivos tiveram grande influência na trabalhabilidade e na resistência à compressão das pastas estudadas, sendo que cada cimento apresentou comportamento de forma distinta. Houve um incremento na resistência à compressão na grande maioria das amostras aditivadas se comparadas com as sem aditivo. As maiores resistências foram obtidas pelas pastas que apresentaram as melhores trabalhabilidades. Os aditivos à base de lignosulfonatos (plastificantes) promoveram um retardo acentuado de pega e endurecimento para todos os tipos de cimento. Não se pode classificar nenhuma combinação como melhor ou pior desempenho pois não se observou um comportamento uniforme nas diferentes propriedades avaliadas. Conclui-se assim que há uma grande influência de fatores químicos e físicos na preparação de misturas com componentes complexos como o cimento e o aditivo.Downloads
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Publicado
28-08-2018
Como Citar
Foiato, M., & Cervelin, S. K. (2018). AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA COMBINAÇÃO ENTRE DIFERENTES TIPOS DE CIMENTO COM TIPOS DISTINTOS DE ADITIVOS REDUTORES DE ÁGUA EM PASTA DE CIMENTO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17982
Edição
Seção
Joaçaba - Ensino