FATORES QUE INFLUENCIAM A INTENÇÃO EMPREENDEDORA DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO
Resumo
O objetivo desse estudo foi identificar os fatores que explicam a intenção empreendedora dos estudantes de graduação de uma Instituição de Ensino Superior do Oeste de Santa Catarina, e com isso analisar se os acadêmicos ingressam no ensino superior com a intenção de empreender ou se são estimulados no decorrer da vida acadêmica. A pesquisa é caracterizada pela abordagem quantitativa. O método utilizado é o survey. A coleta de dados se deu por meio de um questionario adaptado de Vasconcelos (2016), sendo realizada por meio de formulário google form e também por coleta em campo presencial. O questionario foi aplicado a 561 estudates de uma Instituição de Ensino Superior do Oeste de Santa Catarina, destes, 433 foram validados e utilizados para as analises dos resultados, as quais foram realizadas por meio do software SPSS e Excel. Os resultados dos 433 respondentes validos apontam que 49,7% já ingressaram em seus cursos de graduação com a intenção de empreender, mesmo considerando a variável de recessão economica, dentre eles 26,3% já cursaram a disciplina de empreendedorismo em seu curso. Porem identificou-se que apenas 23,6% buscaram alguma capacitação extra curricular com relação ao tema e assim aprimorar seus conhecimentos antes de iniciar seu próprio negocio. Sendo assim, é possível afirmar que quanto mais é estimulada a intenção empreendedora nos estudantes universitários, maior é a probabilidade e perspectiva de surgirem novos empreendimentos, contribuindo assim com o desenvolvimento da economia e novas vagas de emprego no mercado trabalho.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
28-08-2018
Como Citar
Jorge, L. A., Tonial, G., & Savaris, C. E. (2018). FATORES QUE INFLUENCIAM A INTENÇÃO EMPREENDEDORA DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17978
Edição
Seção
Joaçaba - Ensino