ADVENTO DA SEXUALIDADE NO MESOSSISTEMA CEI DE SÃO MIGUEL DO OESTE/SC
Resumo
Este artigo aborda a temática sexualidade infantil na sala de aula. Tem como objetivos averiguar as reações do educador infantil ao se deparar com a sexualidade das crianças e identificar os sentimentos experimentados por tais profissionais ao lidar com esse tema, em um Centro de Educação Infantil (CEI) em um município do extremo oeste catarinense. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa de abordagem descritiva que englobou uma amostra de cerca de 40 professores, coordenadores e auxiliares da educação infantil, os quais participaram de conversas informais, questionário aberto, diário de campo e observação participante. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Apresentaram-se dificuldades para lidar com a aceleração dos meios de comunicação que influenciam as crianças diariamente. Assuntos que antes ficavam restritos aos adultos, na atualidade são trazidos para o contexto da sala de aula pelas próprias crianças, causando sentimentos de impotência nesses profissionais por não estarem preparados para dar esse suporte na formação da personalidade das crianças. Relatam que viveciam sentimentos de divergência entre épocas, onde a experiência pessoal interfere na compreensão de uma nova era. Conclusão: Nivelar a sexualidade infantil com a sexualidade dos adultos é um deslize comum que abre brechas para compreensão da sexualidade dos pequenos consoante com a visão do adulto.A criança deve ser observada a partir das necessidades específicas que correspondem a cada fase, pois pensar a sexualidade infantil é estar implicado com o emocional da criança.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
28-08-2018
Como Citar
Kochenborger, C. S., Bühring, F. L., Schünemann, S., & Bavaresco, A. M. (2018). ADVENTO DA SEXUALIDADE NO MESOSSISTEMA CEI DE SÃO MIGUEL DO OESTE/SC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17879
Edição
Seção
São Miguel do Oeste - Ensino