A DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

Resumo

A atividade rítmico-expressiva representada por meio da dança é um dos blocos de conteúdo dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física. A dança é importante para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, ajudando no desenvolvimento cognitivo e da coordenação motora, expressão corporal, saúde mental e, sua prática vem crescendo na sociedade, contribuindo para aspectos positivos da formação de personalidades no meio escolar. O objetivo do estágio foi articular o desenvolvimento da prática da dança, contribuindo para a escolha de um estilo de vida saudável, de modo a complementar o processo de formação de escolares. O projeto de estágio foi realizado na EEB Belisário Pena, em Capinzal, SC, com alunos de 8° a 9° ano do ensino fundamental, anos finais. Os alunos foram orientados a respeito da importância e dos benefícios que a dança proporciona à saúde, por meio de aulas dialogadas e atividades práticas contemplando ritmos diversos. Todas as atividades foram realizadas com êxito e o tempo destinado foi suficiente e bem aproveitado pelos alunos, havendo a participação efetiva dos escolares. O estágio possibilitou a incorporação de saberes práticos de atuação em diversas situações que ocorrem no ambiente profissional, sendo também fundamental para os profissionais de Educação Física trabalhar a dança nas escolas, seja de forma lúdica, seja coreografada, em datas comemorativas, além de incentivar, de alguma forma, os pais, a fim de que eles também consigam entender a importância dela para melhor saúde de seus filhos.

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Publicado

28-08-2018

Como Citar

Schuermann, B., & Baretta, E. (2018). A DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17809

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino