Perfil motivacional, formas de estudo e satisfação com a vida de estudantes universitários
Resumo
A análise do perfil motivacional em ambientes educacionais vem sendo considerada por diversas instituições de ensino de nível básico ou superior, bem como a análise das abordagens de aprendizagem e satifação com a vida de estudantes universitários. O objetivo desse estudo é identificar os perfis motivacionais, as formas de estudo e a satisfação com a vida de estudantes universitários. A amostra foi composta por 761 acadêmicos ingressantes e concluintes dos cursos das três áreas de conhecimento da Universidade do Oeste de Santa Catarina, campus de Joaçaba. Para avaliar a motivação dos acadêmicos foi utilizada a Escala de Motivação Situacional, para medir os enfoques de aprendizagem o instrumento utilizado foi o Questionário Revisado do Processo de Estudo, e para avaliar a satisfação com a vida dos acadêmicos, foi utilizada a Escala de Satisfação para a Vida. O perfil motivacional dos acadêmicos se mostrou mais auto-determinado, ligado à regulação identificada e motivação intrínseca. Suas abordagens de estudo estão relacionados à motivações profundas porém muitos apresentam abordagens superficiais. Além disso, mostraram-se razoávelmente satisfeitos com a vida. Os resultados obtidos reforçam a necessidade de análises mais aprofundadas sobre as formas de estudo, a motivação para as escolhas relacionadas a profissão e o sentimento de satisfação com a vida em universitários. Conhecer as informações relacionadas ao perfil motivacional dos universitários permite a elaboração de intervenções mais eficazes por parte do corpo docente das instituições de ensino.Downloads
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Publicado
28-08-2018
Como Citar
Honório, D. A., Jesus, J. A., Fin, G., & Nodari Júnior, R. J. (2018). Perfil motivacional, formas de estudo e satisfação com a vida de estudantes universitários. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17715
Edição
Seção
PIBIC - CNPq