ESTÁGIO MULTIDISCIPLINAR: TREINAMENTO DE FLEXIBILIDADE PARA ADOLESCENTES PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO

Autores

  • Naiara Rita dos Santos Schenberger
  • Patrick Zawadzki Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Resumo

O estágio multidisciplinar I foi desenvolvido na Físico Academia, sendo observada especificamente a atividade de musculação, área de maior procura e oferta da instituição, inclusive por adolescentes, público alvo do estágio. Apesar da musculação proporcionar diversos benefícios, foi constatado durante o período de observação que os alunos adolescentes possuem pouca aptidão na valência de flexibilidade o que restringe os movimentos e desempenho na musculação. Como isto é considerado um fator de risco para o desencadeamento de lesões, planteou-se a intervenção com objetivo de aprimorar a valência física flexibilidade nestes adolescentes. Para isso, foram preparadas aulas individuais ou em duplas de alongamento estático na forma de estiramento passivo e ativo logo após a prática de musculação. A maioria dos alunos demonstraram interesse na prática do alongamento e vivenciaram seus benefícios, porém outros não aderiram a prática, não sendo assim possível atingi-los com a metodologia proposta. Acredita-se que isto ocorre principalmente porque os alunos da instituição não possuem horários definidos e rígidos para a prática de musculação, e em consequência, para a aula de alongamento. Fato que dificultou o comparecimento e adesão à proposta e evidenciou a necessidade de adequação da metodologia para atingir uma parcela superior dos alunos. No entanto, os alunos que demonstram interesse e adesão frequente ao treinamento de alongamento conseguiram perceber a importância da sua prática, observaram melhora na sua flexibilidade, e em consequência, no desempenho durante a musculação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Zawadzki, Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Mestrando em Ciências do Movimento Humano, pelo CEFID-UDESC. Doutorando em Educaçao Física, Atividade Física e Esporte pelo INEFC_UB. Professor da UNOESC-Chapecó.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Schenberger, N. R. dos S., & Zawadzki, P. (2018). ESTÁGIO MULTIDISCIPLINAR: TREINAMENTO DE FLEXIBILIDADE PARA ADOLESCENTES PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17675

Edição

Seção

Chapecó - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>