TREINAMENTO FUNCIONAL NO VOLEIBOL: EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO

Autores

  • Renan Bevilacqua
  • Patrick Zawadzki Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Resumo

Este resumo apresenta os pontos centrais do relatório de Estágio Multidisciplinar I, realizado junto à APROV, com a categoria infanto-juvenil, de voleibol masculino. Durante o período de observação constatou-se que o treinamento era dividido em partes como alongamento, aquecimento, flexibilidade, deslocamentos, saltos, coordenação e fundamentos do voleibol, e além disso, treinamentos individualizados de acordo com a necessidade de alguns jogadores. Entretanto, percebeu-se deficiência na força muscular do CORE na equipe. Razão que motivou a prescrição de exercícios de fortalecimento por um período de quatro semanas. Para avaliar a evolução foram aplicados testes de força de membros superiores, força abdominal, agilidade, impulsão vertical e horizontal. Não foram encontrados resultados significativos. Acredita-se que isto ocorreu pelo pouco tempo de aplicação, não obstante, os próprios atletas relataram outros tipos de benefícios percebidos. Foram exemplos disso, melhora na força do CORE, na resistência cardiorrespiratória, no equilíbrio para os saltos, tanto no ataque quanto no bloqueio, e diminuição de dores, principalmente na região lombar. O estágio realizado foi uma experiência positiva, acrescentou para minha formação acadêmica e profissional. Foi a primeira vez que desenvolvi um trabalho prático a partir da teoria, todos os resultados foram bons, além disso, obtive boa relação com o clube, técnico e atletas, sempre houve respeito e compreensão. Acredito que o trabalho realizado contribuiu para a evolução do desempenho dos atletas, só tenho a agradecer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Zawadzki, Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Mestrado em Ciências do Movimento Humano, pelo CEFID-UDESC. Doutorando em Educaçao Física, Atividade Física e Esporte pelo INEFC_UB. Professor da UNOESC-Chapecó.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Bevilacqua, R., & Zawadzki, P. (2018). TREINAMENTO FUNCIONAL NO VOLEIBOL: EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17655

Edição

Seção

Chapecó - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>