A PERCEPCAO TRIBUTARIA DE ALUNOS DO ENSINO MEDIO DE UMA ESCOLA PUBLICA DE CAMPOS NOVOS: O CASO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO SOCIAL DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL

Autores

  • Marcia Marcondes Diniz de Freitas Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Diego Gadler Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Vanesa Perazzoli Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Ardinete Rover Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

O presente estudo trata da percepção dos alunos de ensino médio de uma escola publica de Campos Novos, com base na implementação de um projeto de extensão social sobre Educação Fiscal, empreendido pelo curso de Ciências Contábeis, por meio do NAF – Núcleo de apoio contábil e fiscal, um convenio entre a Receita Federal do Brasil e a Universidade do Oeste de Santa Catarina. Foram atingidos entre 140 a 230 alunos de ensino médio e envolvidos 20 acadêmicos de Ciências Contábeis e Administração. A abordagem foi quantitativa com aplicação de questionário, pelo método descritivo e analise qualitativa. O resultado mostrou que há uma discussão na sociedade, que os alunos trazem para sala de aula. E, que a desconfiança institucional está instalada, considerando o cenário sociopolítico do Brasil. Houve a participação ativa dos alunos, com interação entre alunos, acadêmicos e professores. A conclusão do estudo é que há necessidade de trabalhar mais a conscientização do cidadão sobre os mecanismos de controle da gestão pública e do seu poder político. Palavras-chave: Educação Fiscal. Gestão Pública.  Unoesc. Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF).

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Biografia do Autor

Marcia Marcondes Diniz de Freitas, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Advogada (OAB/ SC 46.212)Mestre em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina
Coordenadora do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (Parceria Receita Federal e Unoesc).
Professora dos cursos de: Administração, Ciências Contábeis, Direito e Engenharia de Produção.
CV: http://lattes.cnpq.br/4372613336461272

Diego Gadler, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina

Vanesa Perazzoli, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina

Ardinete Rover, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora da Unoesc Campus de Joaçaba.

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Publicado

28-08-2018

Como Citar

Marcondes Diniz de Freitas, M., Gadler, D., Perazzoli, V., & Rover, A. (2018). A PERCEPCAO TRIBUTARIA DE ALUNOS DO ENSINO MEDIO DE UMA ESCOLA PUBLICA DE CAMPOS NOVOS: O CASO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO SOCIAL DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17654

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

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