A PERCEPCAO TRIBUTARIA DE ALUNOS DO ENSINO MEDIO DE UMA ESCOLA PUBLICA DE CAMPOS NOVOS: O CASO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO SOCIAL DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL
Resumo
O presente estudo trata da percepção dos alunos de ensino médio de uma escola publica de Campos Novos, com base na implementação de um projeto de extensão social sobre Educação Fiscal, empreendido pelo curso de Ciências Contábeis, por meio do NAF – Núcleo de apoio contábil e fiscal, um convenio entre a Receita Federal do Brasil e a Universidade do Oeste de Santa Catarina. Foram atingidos entre 140 a 230 alunos de ensino médio e envolvidos 20 acadêmicos de Ciências Contábeis e Administração. A abordagem foi quantitativa com aplicação de questionário, pelo método descritivo e analise qualitativa. O resultado mostrou que há uma discussão na sociedade, que os alunos trazem para sala de aula. E, que a desconfiança institucional está instalada, considerando o cenário sociopolítico do Brasil. Houve a participação ativa dos alunos, com interação entre alunos, acadêmicos e professores. A conclusão do estudo é que há necessidade de trabalhar mais a conscientização do cidadão sobre os mecanismos de controle da gestão pública e do seu poder político. Palavras-chave: Educação Fiscal. Gestão Pública. Unoesc. Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF).