MEMÓRIAS PEDAGÓGICAS, RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO HUMANA
Resumo
Este trabalho é resultado da pesquisa Memórias Pedagógicas do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Unoesc, que objetivou estruturar os materiais didáticos, documentos e fotos digitalizados, livros e artigos publicados no Programa de Pós-graduação em Educação, bem como teses e dissertações; oportunizar a visibilização da memória do que é realizado na Universidade; possibilitar a catalogação e separação das memórias por categorias de análise; viabilizar a divulgação das pesquisas acadêmicas proporcionando avanços para o conhecimento. A coleta de dados perpassou a catalogação das pesquisas bibliográficas realizadas no PPGEd e seus correspondentes produtos: livros, artigos científicos, dissertações e teses, considerando a primeira década do Programa; a identificação e recolha de fontes de registro da universidade, catalogação e separação por categorias de análise. Fundamentam o estudo, entre outros, Alarcão (1996), Bosi (2003), Dourado (2007), Lima (2014) e Le Goff (1990). Os materiais coletados e disponíveis no Núcleo de Memórias revelam uma diversidade de experiências que proporcionam um processo ação-reflexão-ação, valorizando esforços, ideias e enriquecendo possibilidades de outras intervenções. Reconhecer o que já foi produzido, é uma forma de valorização humana.