O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUA MATERIALIZAÇÃO NO PPP: um olhar da Educação Física

Autores

  • Ana Léia Particheli UNOESC
  • Marineiva Moro Campos de Oliveira UNOESC

Resumo

Pesquisador(es): SOBRENOME, Ana Léa; OLIVEIRA, Marineiva Moro Campos de. Curso: Educação Física Área: Ciências da Vida Resumo: Este trabalho apresenta um fragmento de uma proposta de pesquisa que tem por objetivo analisar os aspectos e os fundamentos do processo de inclusão de alunos com deficiência e sua relação com a Educação Física presente no Projeto Político Pedagógico (PPP) da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). O objetivo teve origem nas inquietações da pesquisadora durante o seu percurso acadêmico, inquietações como: o projeto político pedagógico pode ser considerado como um documento subsidiário à política de inclusão? Seus fundamentos possibilitam a compreensão do que é inclusão? Quem participa de sua organização? Como é apresentado a proposta de inclusão no PPP? Qual a relação da Educação Física na efetivação do processo de inclusão? A proposta é justificada pela necessidade acadêmica e das condições sociais presente no decorrer da história do processo de inclusão brasileira no qual a inclusão foi se constituindo como um processo socialmente organizado e privilegiado que contribui, de maneira fundamental, para a inserção do sujeito com deficiência nos espaços sociais. Contudo, a simples inserção dos indivíduos, nesse processo não possibilita seu desenvolvimento integral, pois isso pressupõe um processo de inclusão sistematizado que considere as condições objetivas e específicas da inclusão como um processo socialmente e culturalmente elaborado. A metodologia do trabalho é organizada a partir de leituras sobre a temática inclusão, educação especial, análise do PPP da Apae e entrevistas com os profissionais da área da saúde que atuam na Educação Especial. Palavras-chave: Projeto Político Pedagógico. Apae. Educação Especial. E-mails: ,marineiva.oliveira@unoesc.edu.br

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Publicado

13-09-2017

Como Citar

Particheli, A. L., & Oliveira, M. M. C. de. (2017). O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUA MATERIALIZAÇÃO NO PPP: um olhar da Educação Física. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/15015

Edição

Seção

Chapecó - Pesquisa

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