EFICIÊNCIA RELATIVA DAS CLASSES GRANULOMÉTRICAS DO CALCÁRIO E O TEMPO NECESSÁRIO PARA NEUTRALIZAR A ACIDEZ DO SOLO
Resumo
É corriqueiro encontrar agricultores com ciência da importância de se efetuar a calagem, mas também encontrar agricultores que não aplicam o calcário respeitando o tempo necessário para que o mesmo possa reagir no solo. Objetivou-se estimar o período necessário para o calcário diminuir os índices de hidrogênio no solo e se tal período é diretamente proporcional ao menor tamanho das partículas. O estudo foi realizado em 2015, na UNOESC São José do Cedro, com delineamento de blocos completos, 5 tratamentos e 5 repetições. Foram coletados amostras de 0–20 em cambissolo, classe textural argilosa em área de mata. Para obtenção do pH em água foi utilizado a medição eletroquímica (1:1). O índice SMP foi determinado conforme Shoemaker, Mclean e Pratt, a necessidade de calcário foi estimada pelo Manual de Adubação e Calagem. Utilizou-se 2 tipos de calcários: calcítico (PRNT 96,82%) dolomítico (PRNT 75,2%). Para o experimento utilizou-se as frações das peneiras 0,84-0,30mm e < 0,30mm, obtendo no tratamento calcítico o PRNT de 58,8% na peneira F3 e de 100% na peneira F4, no tratamento dolomítico de PRNT de 60,0 % na peneira F3 e de 100% na peneira F4. As doses aplicadas foram calculadas para elevar o pH a 6,5 com o índice SMP 5,9. As doses foram adicionadas em vasos de 6 kg de solo, 17g (PRNT 100%), 28g (PRNT 60%) para cada vaso e 28,6g de calcário (PRNT 58,84%). As analises foram refeitas aos 30 e 60 dias após a incubação. Por fim, constatou-se que a granulometria influenciou diretamente no período necessário para a reatividade, ocorrendo já nos primeiros 30 dias.Downloads
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Publicado
13-09-2017
Como Citar
Zandoná, K. L., Barbieri, R., Reginatto, A., Lolato, M., & Lajus, C. R. (2017). EFICIÊNCIA RELATIVA DAS CLASSES GRANULOMÉTRICAS DO CALCÁRIO E O TEMPO NECESSÁRIO PARA NEUTRALIZAR A ACIDEZ DO SOLO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14998
Edição
Seção
São Miguel do Oeste - Ensino