A EXTENSÃO COMUNITÁRIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL, ÉTICA E CIDADÃ DOS ACADÊMICOS DE AGRONOMIA

Autores

  • Marcieli Maccari Unoesc

Resumo

A extensão comunitária do curso de Agronomia objetiva utilizar a horta escolar como instrumento central de ensino e aprendizagem relacionado aos temas de educação ambiental como modo de promover a formação ética e cidadã dos alunos de graduação, atraés de atividades de . No ano de 2016 o projeto Horta Escolar foi implantado em escolas no município de Xanxerê – SC. Os alunos do curso de Agronomia através das atividades de extensão comunitária, nas disciplinas de ecologia, floricultura, olericultura e introdução à agronomia realizaram a implantação de hortas e jardins nas escolas participantes. Foram selecionadas duas instituições públicas que apresentavam problemas de conservação no seu espaço externo e não possuíam hortas. Participaram desta atividade aproximadamente 70 alunos do curso de Agronomia. Identificamos que com a implantação das hortas escolares, a comunidade geral apresentou mudanças no seu comportamento quando o envolvimento e o cuidado com o ambiente escolar. Houveram relatos que a depredação das estrutura física da escola passou a não ocorrer após a realização da conservação do ambiente externo. Por outro lado, o acadêmico extensionista que realizou a atividade nas escolas melhorou a sua percepção do seu papel como agente de desenvolvimento sustentável e também como promotor da educação ambiental nos diversos ambientes que ocupa, principalmente no ambiente escolar.

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Publicado

13-09-2017

Como Citar

Maccari, M. (2017). A EXTENSÃO COMUNITÁRIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL, ÉTICA E CIDADÃ DOS ACADÊMICOS DE AGRONOMIA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14989

Edição

Seção

Xanxerê - Extensão

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