AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE DIFERENTES PLANOS NUTRICIONAIS PARA LEITÕES NAS FASES DE MATERNIDADE E CRECHE
Resumo
O objetivo com este trabalho é avaliar a viabilidade econômica de diferentes planos nutricionais para leitões nas fases de maternidade e creche. Foram utilizados 100 leitões, peso vivo médio ao nascimento de 1,449±0,057 kg, divididos em dois tratamentos em um delineamento inteiramente casualizado. Animais alimentados com cinco dietas (Tratamento 1) e Animais alimentados com três dietas (Tratamento 2). Para o desempenho zootécnico foram avaliados ganho de peso total no período, ganho de peso diário no período, consumo e conversão alimentar. Para a avaliação econômica foi avaliado custo do leitão mais custo com alimentação acumulado. Para a renda bruta, foi o peso final do animal foi multiplicado pelo valor de comercialização. A margem bruta foi obtida pela renda bruta subtraída pelo custo acumulado com leitão mais alimentação total. O custo em alimentação foi calculado com base na composição das dietas e o preço pago por cada ingrediente. O lucro por animal foi obtido através da renda bruta por animal subtraída pelo custo total estimado. Os dados foram testados quanto à sua normalidade e submetidos a análises de variância. Diferenças entre médias foram comparadas utilizando o teste de Tukey. Os animais que receberam cinco dietas durante as fases de maternidade e creche apresentaram desempenho zootécnico maior (P<0,05) e custo individual maior (P<0,05), porém o tempo de alojamento foi 5 dias menor a cada lote. Isto possibilita um número maior de lotes por ano e o lucro anual acaba se tornando maior quando comparado ao manejo com menor quantidade de dietas.Downloads
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Publicado
13-09-2017
Como Citar
Schutz, D. C., Krahl, G., Winck, C. A., & Pandolfo, C. M. (2017). AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE DIFERENTES PLANOS NUTRICIONAIS PARA LEITÕES NAS FASES DE MATERNIDADE E CRECHE. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14985
Edição
Seção
Joaçaba - Ensino