INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA PEQUENA E MÉDIA EMPRESA (PME): O CASO DE UMA EMPRESA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS DE CHAPECÓ/SC
Resumo
O comércio exterior é a venda e compra de bens ou serviços originários de outros países. Estas transações podem ser realizadas na modalidade de exportação ou importação, sendo a exportação a venda e a importação é a compra de bens ou serviços de outros países. Neste contexto, estruturar-se para a exportação é vital para a iniciativa de adentrar ao comércio exterior, sendo uma das formas para isto é a elaboração do plano de internacionalização com foco na prospecção de novos mercados. Desta forma, o objetivo deste estudo é elaborar um plano de internacionalização de uma pequena e média empresa (PME) de equipamentos industriais da cidade de Chapecó/SC. O método de pesquisa foi à descritiva, do tipo qualitativo e estudo de caso, sendo a coleta de dados realizados por meio de um questionário com o gestor, seguido da análise de dados descritiva. Como resultados, destaca-se que a empresa não possui conhecimento técnico sobre o comércio exterior, porém se mostrou interessada no tema e nas adaptações necessárias para esta oportunidade como parte da estratégia organizacional. O mercado chileno apresentou-se promissor, pela proximidade, acordos comerciais, legislação e incentivos ao comércio exterior. Quanto às exigências legais para exportação as cadeiras ergonômicas para o Chile, não existe especificidades. Por fim, elaborou-se estratégias para a internacionalização visando suportar a empresa para o comércio exterior.