INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA EMPRESA DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL DA CIDADE DE CHAPECÓ/SC
Resumo
A realização de um plano de internacionalização abrange desde a escolha de um mercado alvo até o estudo detalhado da dinâmica interna da organização para concretizar com sucesso a forma de entrada de uma empresa no mercado internacional. Desta forma, o objetivo desta pesquisa foi elaborar um plano de internacionalização para uma empresa de equipamentos de proteção individual da cidade de Chapecó/SC. Portanto, caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, do tipo descritivo, documental e bibliográfica sob o prisma de um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada com base em pesquisa documental, bibliográfica e por meio de uma entrevista semiestruturada, visando à análise descritiva como forma de interpretação dos dados. Os resultados apontaram o perfil da empresa como arrojado e aberto, mas cauteloso perante a internacionalização, no qual busca-se minimizar a dependência do mercado interno e contratos com determinadas empresas e ainda ocupar a capacidade fabril ociosa possibilitando buscar e atender novos clientes no exterior. O mercado argentino mostrou-se viável para realização do plano, sendo que importou no último ano quantidades consideráveis de EPIs descartáveis, e, também não apresenta barreiras técnicas e legislativas para importação do produto, além da proximidade territorial que minimiza o tempo de entrega. Ainda, identificaram-se estratégias como participação em feiras setoriais, tradução de website, cartões e flyers e parceria com um representante nativo para que a empresa se insira no novo mercado de forma segura e eficaz.