GESTÃO DE RELACIONAMENTO ENTRE COMPRADORES E FORNECEDORES

Autores

  • Carla Cazella, Unoesc - Chapecó-SC
  • Aline Danieli BAUMGARTNER
  • CARLA BASSO
  • INOCENCIA DALBOSCO
  • HILIAN GIACOMELLI

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar a relevância de um bom relacionamento entre compradores e fornecedores e como a cadeia de suprimentos contribui para esse processo. Com as mudanças no mercado iniciou-se uma preocupação com maior em buscar parcerias entre as empresas, isso porque o mercado está cada vez mais competitivo. Há algumas décadas atrás não havia uma preocupação em estabelecer um relacionamento de confiança entre compradores e fornecedores, o que se buscava era apenas uma competição por preço, com o tempo essa forma de trabalho acabou trazendo consequências negativas às empresas, por que a partir dos processos administrativos até a entrega do produto final ao cliente, acabavam havendo falhas, gerando assim custos desnecessários para as empresas. A cadeia de suprimentos veio para organizar esses processos iniciando do fluxo até a transformação pela qual passam os produtos, desde a matéria-prima até o consumidor final. Mas para isso é necessário à participação e colaboração de todos os interessados no resultado, ou seja, a compra pelo consumidor final. Para concluir, o estudo buscou identificar como se organiza a cadeia de suprimentos,  demostrou a  relevância da parceria entre compradores e fornecedores e como esse relacionamento pode ser um diferencial no mercado globalizado e  competitivo como o  atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Cazella, Unoesc - Chapecó-SC

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina ( UNOESC) , Especialista em Gestão Escolar (2008), Graduada em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2002)CRA/SC 22370. Vinculada ao Grupo de Pesquisa Processos Educativos e ao grupo de Pesquisa Gestão Organizacional. Capacitação pela Clinton Center For Teaching And Learning em Ensino de Empreendedorismo e Negócios. Coordenadora do Curso de Administração da Unoesc Chapecó-SC desde 2012, Coordenadora do Curso de Pós-graduação - Especialização em Gestão Estratégica de Recursos Humanos na Unoesc Chapecó, Coordenadora do MBA em Gestão Empresarial - Unoesc Chapecó/SC. Articuladora do NDE Institucional do Curso de Administração da UNOESC. Professora de Metodologia Científica, Metodologia da Pesquisa, Planejamento Estratégico , Comportamento Organizacional e Negoiação. Professora Tutora na Unoesc Virtual. Membro do Núcleo do Jovem Empreendedor - ACIC Chapecó , Membro da CDL Jovem Chapecó-SC.Em 2012 coordenou a implantação da Empresa Junior - Lidera Junior Unoesc Chapecó. Membro do Conselho de Gestão da Unoesc Campus de Chapecó/SC.Membro do Comitê Gestor do Centro de Gestão e Empreendedorismo da Unoesc Campus de Chapecó -SC. Sócia da Asta Assessoria para Preparação de Sucessores de Empreendimentos Familiares:

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Cazella, Unoesc - Chapecó-SC, C., BAUMGARTNER, A. D., BASSO, C., DALBOSCO, I., & GIACOMELLI, H. (2017). GESTÃO DE RELACIONAMENTO ENTRE COMPRADORES E FORNECEDORES. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14827

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>