O ESTUDO DA QUÍMICA EXPERIMENTAL COMO INCENTIVO AO INTERESSE PELA CIÊNCIA POR ADOLESCENTES
Resumo
Para haver a apropriação do conhecimento faz-se necessário vivências práticas com o conteúdo ministrado, em que o aluno possa relacionar o que está estudando com seu cotididano. A química é uma dessas disciplinas que requer aulas práticas para seu maior entendimento e não apenas atividades voltadas para memorização do conteúdo. Contudo, esta estratégia de ensino e aprendizagem muitas vezes não acontece nas escolas públicas, onde, vários fatores dificultam a execução e desenvolvimento destas atividades, como a falta ou inexistência da infraestrutura necessária de laboratórios, equipamentos, reagentes ou ainda o conhecimento das práticas possíveis de serem realizadas com os recursos disponíveis e alternativos. Frente a este contexto, a Unoesc Videira por meio de seus professores e acadêmicos desenvolveu aulas práticas nos seus laboratórios de Química com estudantes do 9º ano de escolas estaduais da região de Videira. Foram desenvolvidas seis práticas abrangendo parte importante do conteúdo programático do 9º ano, a saber: separação de misturas, modelos atômicos, reações químicas, funções inorgânicas. Ao todo, atenderam-se 12 escolas, das quais 244 alunos tiveram a oportunidade de participar das aulas em laboratório. Este projeto de extensão está possibilitando aos estudantes um aprendizado mais efetivo, desenvolvendo a curiosiade pela investigação, capacidade de observação e maior afinidade e interesse pela área de química, além de permitir aos acadêmicos de replicar seu conhecimento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
13-09-2017
Como Citar
Suntti, C., Geremias, R., Francio, M., & Possenti, A. (2017). O ESTUDO DA QUÍMICA EXPERIMENTAL COMO INCENTIVO AO INTERESSE PELA CIÊNCIA POR ADOLESCENTES. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14818
Edição
Seção
Videira - Extensão