O ESTUDO DA QUÍMICA EXPERIMENTAL COMO INCENTIVO AO INTERESSE PELA CIÊNCIA POR ADOLESCENTES

Autores

  • Carla Suntti Universidade do Oeste de Santa Catarina - Videira
  • Rodrigo Geremias Universidade do Oeste de Santa Catarina - Videira
  • Matheus Francio Universidade do Oeste de Santa Catarina - Videira
  • Arthur Possenti Universidade do Oeste de Santa Catarina - Videira

Resumo

Para haver a apropriação do conhecimento faz-se necessário vivências práticas com o conteúdo ministrado, em que o aluno possa relacionar o que está estudando com seu cotididano. A química é uma dessas disciplinas que requer aulas práticas para seu maior entendimento e não apenas atividades voltadas para memorização do conteúdo. Contudo, esta estratégia de ensino e aprendizagem muitas vezes não acontece nas escolas públicas, onde, vários fatores dificultam a execução e desenvolvimento destas atividades, como a falta ou inexistência da infraestrutura necessária de laboratórios, equipamentos, reagentes ou ainda o conhecimento das práticas possíveis de serem realizadas com os recursos disponíveis e alternativos. Frente a este contexto, a Unoesc Videira por meio de seus professores e acadêmicos desenvolveu aulas práticas nos seus laboratórios de Química com estudantes do 9º ano de escolas estaduais da região de Videira. Foram desenvolvidas  seis práticas abrangendo parte importante  do conteúdo programático do 9º ano, a saber: separação de misturas, modelos atômicos, reações químicas, funções inorgânicas. Ao todo, atenderam-se 12 escolas, das quais 244 alunos tiveram a oportunidade de participar das aulas em laboratório. Este projeto de extensão está possibilitando aos estudantes um aprendizado mais efetivo, desenvolvendo a curiosiade pela investigação, capacidade de observação e maior afinidade e interesse pela área de química, além de permitir aos acadêmicos de replicar seu conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Suntti, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Videira

Mestre em Engenharia Ambiental. Professora do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental. Coordenadora do Curso de Engenharia Química. Área das Ciências Exatas e Tecnológicas

Rodrigo Geremias, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Videira

Mestre em Química Analítica. Doutorando no Programa de Pós Graduação de Engenharia de Alimentos na Universidade Federal do Paraná - UFPR. Professor dos Cursos de Engenharia Química, Engenharia Sanitária e Ambiental, Biotecnologia e Farmácia. 

Matheus Francio, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Videira

Acadêmico do curso de Engenharia Química - Unoesc Videira

Arthur Possenti, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Videira

Acadêmico do curso de Engenharia Química - Unoesc Videira

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Suntti, C., Geremias, R., Francio, M., & Possenti, A. (2017). O ESTUDO DA QUÍMICA EXPERIMENTAL COMO INCENTIVO AO INTERESSE PELA CIÊNCIA POR ADOLESCENTES. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14818

Edição

Seção

Videira - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>