AVALIAÇÃO ESPIROMÉTRICA DE CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR: REVISÃO BIBLIOGRAFICA

Autores

  • Geovana Teo Zamprogna UNOESC

Resumo

Dentre os testes de função pulmonar, destaca-se a espirometria como principal recurso avaliativo clínico e de pesquisa, considerando sua simplicidade de aplicação, baixo custo financeiro e boa reprodutibilidade. Porém dentro das linhas estudadas algumas variáveis metodológicas de aplicação e interpretação da espirometria em idade pré-escolar contribuem para uma diferenciação de valores encontrados nos resultados finais dos testes. O estudo conduziu-se pela necessidade da identificação de similaridades na aplicação e interpretação do exame. Tratando-se de uma revisão bibliográfica, onde foram selecionados estudos nas bases de dados do MedLine/PubMed e PEDro, compreendendo a função pulmonar de crianças em idade pré-escolar dos últimos 10 anos, utilizando como descritores, os termos “Spirometry, Child, Preschool, Physical Therapy”. Selecionados primeiramente 34 artigos para analise na integra, sendo que apenas 3 estudos obedeceram os critérios de inclusão para revisão. Foram avaliadas três variáveis espirométricas diferentes, VEF1, CFV e índice de Tiffeneau (VEF/CVF) assim como forma de aplicação e condução do teste. As evidências destes estudos apontam a espirometria com teste eficaz, quando aplicada em crianças com faixa etária de 3 a 6 anos de idade, evidenciando a sua colaboração, entendimento e método de realização do teste, assim como o conhecimento técnico do aplicador e uso de estratégias que favoreçam o sucesso do teste.

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Publicado

13-09-2017

Como Citar

Zamprogna, G. T. (2017). AVALIAÇÃO ESPIROMÉTRICA DE CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR: REVISÃO BIBLIOGRAFICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14751

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa