AS CANTIGAS DE RODA COMO MEIOS DE INTERAÇÃO AFETIVA E PRAZEROSA NOS INTERVALOS ESCOLARES

Autores

  • Aglimone Battisti Soelo UNOESC- CAMPUS DE SÃO MIGUEL DO OESTE

Resumo

Desenvolveu-se um projeto, acreditando promover situações em que as crianças pudessem interagir, ou seja, ouvir e expressar seu repertório de palavras e movimentos, pois brincar faz com que a criança possa entrar em contato com seu “mundo” e expressar suas emoções. Quando se explora pedagogicamente as músicas e as brincadeiras, contempla-se um conjunto de aspectos (cognitivo, linguístico, psicomotor, afetivo e social da criança).  Essas atividades são capazes de globalizar todos esses fatores, contribuindo positivamente para o desenvolvimento integral da criança. As cantigas de roda são compostas por letras simples, acompanhadas por gestos divertidos e dinâmicos. As brincadeiras cantadas representam uma das mais rudimentares formas de atividades lúdicas, demonstrando pureza, espontaneidade, afetividade e naturalidade. Através delas é possível conhecer os costumes, tradições, crenças e outras manifestações culturais. Ao se formar uma roda, a criança pode estar buscando um caminho para a livre expressão dessa atividade prazerosa, podendo soltar a imaginação, interagir com outros de uma forma saudável e colocar-se em forma de brincadeira ou, simplesmente, ser parte de um grupo que funciona em harmonia. Podem ser desenvolvidas em espaços escolares, por se tratar de uma atividade que promove a socialização, a cooperação e a compreensão com seus semelhantes, resgatando o lúdico, estimulando sua coordenação motora, desenvolvendo a acuidade auditiva e a concentração, levando o aluno a desenvolver suas habilidades e competências, pois é o mais importante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aglimone Battisti Soelo, UNOESC- CAMPUS DE SÃO MIGUEL DO OESTE

ESTUDANTE DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, ATUALMENTE ATUA COMO ESTAGIÁRIA PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO MIGUEL DO OESTE

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Soelo, A. B. (2017). AS CANTIGAS DE RODA COMO MEIOS DE INTERAÇÃO AFETIVA E PRAZEROSA NOS INTERVALOS ESCOLARES. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14718

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Ensino