ESPORTES ADAPTADOS: GOALBALL E VOLEIBOL SENTADO NAS AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Franciele Arcari
  • Sandra Rogéria de Oliveira Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Atualmente observa-se uma mobilização da Escola sobre o  novo modelo escolar, que é a inclusão de alunos que apresentam necessidades especiais nas salas de aula do ensino regular. Esse modelo obriga à Escola a refletir sobre esse novo protótipo, que vai desde o convívio desses alunos num espaço comum, a re-estruturação do trabalho pedagógico da Escola como um todo e o investimento na infra-estrutura necessária. Este estudo teve como objetivo Investigar e analisar os sentidos e os significados das atividades inclusivas nas aulas de Educação Fisica para os alunos do Ensino Fundamental das Escolas  Estadual de Educação Básica Druziana Sartori e Bom Pastor do municipio de Chapecó- SC. A população deste estudo abrangeu 80 alunos do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental de ambos os sexos, matriculados e frequentando regularmente o ensino fundamental no segundo semestre letivo de 2017. A amostra deste estudo contará com 80 escolares, sendo 40 alunos matriculados na Escola Estadual de Educação Básica Bom Pastor e 40 alunos matriculados na Escola Druziana Sartori do municipio de Chapecó-SC. Como instrumento de pesquisa serão utilizados os textos construídos, pelos sujeitos participantes, durante a aula de Lingua Portuguesa e após aplicação dos Jogos Adaptados: Volei Sentado e Goolbol durante as aulas de Educação Física nas escolas. Os resultados parciais nos mostram que os alunos com e sem deficiência interagem de forma satisfatória, respeitando-se em relação as suas diferenças físicas e intelectuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franciele Arcari

Graduação em Educação Física. Bolsista Id Pibid. Unoesc.

Sandra Rogéria de Oliveira, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Educação, Graduação em Educação Física e Letras. Professora do Curso de Educação Físicada Unoesc - Area das Ciências da Saúde e Educação.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Arcari, F., & de Oliveira, S. R. (2017). ESPORTES ADAPTADOS: GOALBALL E VOLEIBOL SENTADO NAS AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14685

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>