ESPORTES ADAPTADOS: GOALBALL E VOLEIBOL SENTADO NAS AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo
Atualmente observa-se uma mobilização da Escola sobre o novo modelo escolar, que é a inclusão de alunos que apresentam necessidades especiais nas salas de aula do ensino regular. Esse modelo obriga à Escola a refletir sobre esse novo protótipo, que vai desde o convívio desses alunos num espaço comum, a re-estruturação do trabalho pedagógico da Escola como um todo e o investimento na infra-estrutura necessária. Este estudo teve como objetivo Investigar e analisar os sentidos e os significados das atividades inclusivas nas aulas de Educação Fisica para os alunos do Ensino Fundamental das Escolas Estadual de Educação Básica Druziana Sartori e Bom Pastor do municipio de Chapecó- SC. A população deste estudo abrangeu 80 alunos do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental de ambos os sexos, matriculados e frequentando regularmente o ensino fundamental no segundo semestre letivo de 2017. A amostra deste estudo contará com 80 escolares, sendo 40 alunos matriculados na Escola Estadual de Educação Básica Bom Pastor e 40 alunos matriculados na Escola Druziana Sartori do municipio de Chapecó-SC. Como instrumento de pesquisa serão utilizados os textos construídos, pelos sujeitos participantes, durante a aula de Lingua Portuguesa e após aplicação dos Jogos Adaptados: Volei Sentado e Goolbol durante as aulas de Educação Física nas escolas. Os resultados parciais nos mostram que os alunos com e sem deficiência interagem de forma satisfatória, respeitando-se em relação as suas diferenças físicas e intelectuais.