LASERTERAPIA NO TREINAMENTO ESPORTIVO: REVISÃO SOBRE CONCEITO, TIPOS E APLICAÇÃO

Autores

  • Susana Padoin
  • Mônica Raquel Sbeghen
  • Patrick Zawadzki Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Resumo

A Laserterapia (amplificação da luz por emissão estimulada de radiação) consiste em uma radiação eletromagnética com características próprias dissemelhante a uma luz comum. O seu uso no reabilitação física é bastante difundido, entretanto, o uso na recuperação muscular após o esforço e treinamento físico ainda produz pouca evidência científica quanto aos benefícios que proporciona. O obejtivo deste estudo foi revisar os conceitos sobre a laserterapia para difundir o seu uso no âmbito do treinamento esportivo. É possível afirmar que o seu comprimento de onda decorre da faixa visível ao olho humano até o infravermelho, que varia de 632,8 nanômetros (nm) na faixa de luz vermelha a 10.000nm na faixa de luz infravermelha do espectro. Diferente da ledterapia, é uma faixa coerente, intensa, colimada e monocromática; possui uma pequena largura de banda espectral, promovendo menor dispersão material; o pico de energia liberada se dá em Watts e o custo é maior, pela dificuldade de fabricação. Os lasers são classificados em baixa e alta potência. Neste, sua aplicação visa a remoção, corte e coagulação de tecidos. Já os lasers de baixa potência são utilizados com maior frequência em processos de reparação tecidual, como traumatismos articulares, nervosos, musculares, cutâneos e ósseos. Já está presente no esporte, optimizando a recuperação tecidual, e reduzindo a ocorrência de lesões, o que otimiza o retorno do atleta às atividades em um curto intervalo de tempo. Aponta-se a necessidade de estudos que utilizem protocolos similares na produção de evidência científica de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Zawadzki, Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Mestrando em Ciências do Movimento Humano, pelo CEFID-UDESC. Doutorando em Educaçao Física, Atividade Física e Esporte pelo INEFC_UB. Professor da UNOESC-Chapecó.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Padoin, S., Sbeghen, M. R., & Zawadzki, P. (2017). LASERTERAPIA NO TREINAMENTO ESPORTIVO: REVISÃO SOBRE CONCEITO, TIPOS E APLICAÇÃO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14651

Edição

Seção

Chapecó - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< <