A INFLUÊNCIA DA DISTRIBUIÇÃO DA PRÁTICA SOBRE A APRENDIZAGEM DO ZEMPO KAITEN UKEMI EM JUDOCAS INICIANTES ESCOLARES

Autores

  • Aristóteles Okiama Acadêmico do Curso de Educação Física, Unoesc Chapecó
  • Susana Padoin Mestranda em Educação Física, UEL. Acadêmica do Curso de Educação Física, Unoesc Chapecó
  • Patrick Zawadzki Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Resumo

Para que o ensino do Judô atenda todos os seus pressupostos é necessário garantir eficácia e eficiência. Um conteúdo essencial durante a fase inicial de aprendizagem é o Ukemi, ou queda. O tema deste estudo trata sobre um tipo em especial, entre os mais utilizados, o Zempo Kaiten Ukemi. O objetivo do estudo tratou sobre a influência da distribuição da prática de 10 sessões de treinamento em 5 ou 10 semanas, para comparar o efeito sobre a aprendizagem em um grupo de escolares iniciantes em judô.  Os resultados mostraram maior número de repetições, necessidade de mais tempo para execução e melhor qualidade na execução do movimento no grupo que praticou duas vezes por semana. Conclui-se que para uma boa qualidade na execução dos movimentos da queda no judô, a prática deve ser distribuída duas vezes por semana quando comparada à uma vez por semana. Considerações sobre a relação entre tempo e repetições para garantir melhor aprendizagem são apontadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aristóteles Okiama, Acadêmico do Curso de Educação Física, Unoesc Chapecó

Acadêmico do Curso de Educação Física, Unoesc Chapecó

Susana Padoin, Mestranda em Educação Física, UEL. Acadêmica do Curso de Educação Física, Unoesc Chapecó

Mestranda em Educação Física, UEL. Acadêmica do Curso de Educação Física, Unoesc Chapecó

Patrick Zawadzki, Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Mestrando em Ciências do Movimento Humano, pelo CEFID-UDESC. Doutorando em Educaçao Física, Atividade Física e Esporte pelo INEFC_UB. Professor da UNOESC-Chapecó.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Okiama, A., Padoin, S., & Zawadzki, P. (2017). A INFLUÊNCIA DA DISTRIBUIÇÃO DA PRÁTICA SOBRE A APRENDIZAGEM DO ZEMPO KAITEN UKEMI EM JUDOCAS INICIANTES ESCOLARES. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14645

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>