PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS: IDENTIFICAR MELHORIAS PARA APLICAÇÃO NA GESTÃO DE UMA PEQUENA PROPRIEDADE RURAL COM BASE NOS PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Luiz Felipe Torcatto Zanella Unoesc
  • Alex Pittol Unoesc

Resumo

O modelo de gestão aplicado a um negócio representa um dos pontos críticos de competitividade. E, nas pequenas empresas, é comum encontrar processos de gestão rudimentares que comprometem seu desenvolvimento. Para tanto, o presente estudo teve como objetivo entender a gestão de uma pequena propriedade rural a partir dos princípios administrativos. O negócio estudado apresenta uma estrutura de gestão familiar e atua no ramo do agronegócio nas áreas da fruticultura, bovino de corte, bovinos de leite, avicultura, suinocultura e produção de grãos. Para os procedimentos metodológicos, utilizou-se de pesquisa bibliográfica com considerações e conceitos de diversos autores. A pesquisa foi realizada por meio de entrevista e questionário de diagnóstico, aplicados ao gestor da propriedade Pittol Agro. O propósito foi entender como funcionava a gestão da propriedade e identificar melhorias para aplicação. Por meio de análise e interpretação dos dados, pôde-se identificar que a propriedade já realiza um trabalho quanto aos princípios de planejamento, organização, liderança e controle. No entanto, é necessário melhorá-los, além de aperfeiçoar a gestão, que é superficial e não compreende itens fundamentais para o desenvolvimento como planejamento, organização e controle. Conclui-se que é possível melhorar a gestão de uma pequena propriedade rural, com a utilização de ferramentas administrativas que darão apoio ao processo de gestão.

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Publicado

13-09-2017

Como Citar

Zanella, L. F. T., & Pittol, A. (2017). PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS: IDENTIFICAR MELHORIAS PARA APLICAÇÃO NA GESTÃO DE UMA PEQUENA PROPRIEDADE RURAL COM BASE NOS PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14608

Edição

Seção

Videira - Ensino