AVALIAÇÃO DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE FLORAIS DE BACH PRODUZIDOS NUMA FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO

Autores

  • Lorenza C. C. Bordignon Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC/ Curso de Farmácia.
  • Elisandra Minotto Universidade do Oeste de Santa Catarina- UNOESC/ Curso de Farmácia.
  • Bibiana Paula Dambrós Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC/ Curso Farmácia

Resumo

Os remédios florais estão amplamente distribuídos pelo mundo e não apresentam efeitos colaterais ou riscos à saúde, sendo assim, indicados para todas as faixas etárias, bem como para  animais e plantas . O controle de qualidade microbiológico é um fator relevante a ser observado em florais, visto que estes não contém conservantes. Este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade microbiológica dos Florais de Bach, além dos veículos água purificada e brandi 30%. Para tanto, foram elaboradas e avaliadas três amostras de cada um dos florais Rescue e buquê Medo, além do veículo Brandi 30% e da água purificada. Os ensaios foram realizados em triplicata para os tempos 0, 15, 30 e 60 dias. Para avaliação microbiológica realizou-se a diluição seriada de 1000 vezes, seguida de semeadura em meios de cultura para contagem de microrganismos mesófilos,  E. coli, Pseudomonas spp., Salmonella, S. aureus e determinação de fungos. Os resultados obtidos mostraram que os florais Rescue Remedy, buquê Medo e do brandi 30%, estão em acordo com os padrões estabelecidos pela Farmacopeia Brasileira, 5ª edição, no que se refere a contagem padrão de mesófilos totais (≤104 UFC/ml) e ausência de Pseudomonas sp., Salmonella sp. e S. aureus e E. coli, mesmo transcorridos 60 dias da elaboração. Já a água purificada exibiu desenvolvimento duas vezes maior, daquele preconizado pelo padrão, de microrganismos mesófilos ainda no tempo zero. Por conseguinte, estes dados são primordiais para a implementação da vigilância microbiológica nas preparações dos florais visando qualidade adequada dentro da validade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorenza C. C. Bordignon, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC/ Curso de Farmácia.

Acadêmica do curso de farmácia da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC.

Elisandra Minotto, Universidade do Oeste de Santa Catarina- UNOESC/ Curso de Farmácia.

Biólga pela UFPel, Mestres em fitossanidade pela UFPel, Doutora em Microbiologia Agrícola e do Ambiente. Pós-Doc do Mestrado em Ciência e Biotecnologia -UNOESC.

Bibiana Paula Dambrós, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC/ Curso Farmácia

Farmacêutica, Mestre em Biotecnologia pela Universidade Federal de Santa Catarina; Professora do Curso de Farmácia da Universidade do Oeste de Santa Catarina de Videira.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Bordignon, L. C. C., Minotto, E., & Dambrós, B. P. (2017). AVALIAÇÃO DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE FLORAIS DE BACH PRODUZIDOS NUMA FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14578

Edição

Seção

Videira - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< <