PERCEPÇÃO DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS COM PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM SOBRE O PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER: UM ESTUDO DE CASO
Resumo
O presente estudo teve como objetivo principal descrever a percepção de estudantes acadêmicos como problemas de aprendizagem sobre o processo de ensinar e aprender no ambiente do Ensino Superior. Foram categorias de analise a caracterização dos alunos com problemas de aprendizagem; a descrição do histórico escolar dos alunos; a descrição das condições de ensino/aprendizagem dos alunos participantes da pesquisa e as expectativas desses alunos em relação a atividade acadêmica e profissional. Quanto ao método a pesquisa teve caráter descritivo, abordagem qualitativa e quanto aos procedimentos de pesquisa utilizou-se do formato de estudo de caso. A pesquisa foi realizada com duas estudantes, entre 18 e 21 anos que auto identificaram com problemas de aprendizagem de uma Universidade do Oeste de Santa Catarina. O instrumento utilizado para coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada. A partir do estudo das entrevistas foi possível identificar duas categorias de problemas de aprendizagem: o TDAH e a dislexia. Os resultados encontrados demonstraram que ambos os sujeitos participantes possuem uma boa percepção sobre o seu problema de aprendizagem. Possuem suporte da Universidade onde estudam, realizam acompanhamento psicológico pela Universidade. Favorecendo o processo de ensino aprendizagem, os professores se encontram preparados para lidar com os alunos que apresentam problemas de aprendizagemDownloads
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Publicado
13-09-2017
Como Citar
Mena Barreto, D. B., & Grahl, E. M. (2017). PERCEPÇÃO DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS COM PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM SOBRE O PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER: UM ESTUDO DE CASO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14565
Edição
Seção
Joaçaba - Pesquisa