ROLE PLAY: CONSTRUINDO SIGNIFICADOS E REFLEXÕES NO CURSO DE ENFERMAGEM
Resumo
O objetivo principal desse trabalho foi realizar uma prática pedagógica interdisciplinar envolvendo os componentes curriculares no curso de Enfermagemda Universidade do Oeste de Santa Catarina- UNOESC-Campus de Joaçaba-SC, de modo a estimulara aprendizagem significativa e contextualizada dos alunos por meio de metodologiasativas, mais especificamente Role play, refletindo os preceitos das Diretrizes Curriculares Nacionais paraos cursos superiores, bem como os do Sistema Único de Saúde (SUS). A temática trabalhada versou sobre a necessária reflexão sobre o processo de vida, morte e morrer tão vivenciados por profissionais da saúde. Essa atividade envolveu as 4 fases do curso e foi gestada em uma reunião com oNDE (Núcleo Docente Estruturante) e deliberada pelo colegiado do curso.As atividades foram registradas nos planos de ensino dos componentes curriculares eculminou na efetivaçãode muitas atividades, como a apresentação de um documentário, elaborado por acadêmicos da 7ª fase, relatos de experiências envolvendo esse processo de morte e morrer pelos acadêmicos da 1ª fase. Os acadêmicos da 3ª fase desenvolveram estações simuladas demonstrando situações vivenciadas por profissionais de saúde no contexto morte e morrer e os acadêmicos da 5ª fase desenvolveram uma atividade cultural sobre a temática.Com uma abordagem interdisciplinar, acadêmicos e convidados desfrutaram, além do role play,a participação da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Universitário Santa Terezinha que explanou sobre a temática.Downloads
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Publicado
13-09-2017
Como Citar
Souza, E. J. de, REstelatto, M. T. da R., Makowski, R. M., & Almeida, M. C. de. (2017). ROLE PLAY: CONSTRUINDO SIGNIFICADOS E REFLEXÕES NO CURSO DE ENFERMAGEM. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14559
Edição
Seção
Joaçaba - Ensino