CANTIGAS DE RODAS: OLHARES À CULTURA LÚDICA
Resumo
CANTIGAS DE RODAS: OLHARES À CULTURA LÚDICA
Cantigas de Rodas: olhares à cultura lúdica constituiu o estudo que resultou em experiências de ensino, pesquisa e extensão, processo contínuo da práxis pedagógica. O objetivo do trabalho foi: construir conhecimento sobre as cantigas de roda no processo de aprendizagem, a partir de olhares interdisciplinares e cumprir com o Plano Nacional de Educação (2014-2024), que determina carga horária para programas e projetos de extensão universitária. Participaram 28 estudantes da 1ª fase do curso de Pedagogia, no 1º semestre de 2017, que realizaram estudos, pesquisas e discussões sobre as cantigas de roda tradicionais e contemporâneas em disciplinas correspondentes à fase. Após, apresentaram-se as cantigas e desenvolveram-se atividades lúdicas com crianças de uma Escola Pública Municipal do Ensino Fundamental em SMO. O estudo permitiu aos acadêmicos compreenderem as cantigas de roda e suas relações contextuais, a circulação e preservação desses textos enquanto memória cultural. Pesquisar e experienciar sobre as cantigas no processo de aprendizagem das crianças apontaram que as vivências, no cotidiano escolar, com a comunidade acadêmica e comunidade em geral, resgataram a cultura lúdica das cantigas e possibilitaram identificar sua influência no desenvolvimento social, motor, afetivo e cognitivo das crianças, e o papel do educador, enquanto organizador e mediador de espaços de aprendizagem.Palavras-chave: Ensino. Pesquisa. Extensão. Cantigas de roda. Aprendizagem.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
13-09-2017
Como Citar
Zacchi, C. F., Frigeri, E. R., & Silva, G. M. D. D. (2017). CANTIGAS DE RODAS: OLHARES À CULTURA LÚDICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14502
Edição
Seção
São Miguel do Oeste - Extensão