ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA INTERNACIONAL:UM ESTUDO EM EMPRESAS INCUBADAS DO SUL DO BRASIL
Resumo
Este estudo teve como objetivo identificar a relação das dimensões da orientação empreendedora internacional (OEI) em empresas incubadas do sul do Brasil. Em um primeiro momento foi analisada a teoria que relaciona o conceito de Empreendedorismo e suas atribuições, para em seguida relacionar ao conceito da teoria de Orientação Empreendedora. Consequentemente foi utilizado o modelo teórico adaptado ao contexto internacional, para tanto o tema é delimitado Orientação Empreendedora Internacional em Empresas Incubadas. O problema de estudos é: Quais as práticas atribuídas pelas dimensões da OEI atrelando as caraterísticas de sua atuação no mercado internacional. A abordagem de pesquisa adotada foi mista. Adotou-se a abordagem quantitativa exploratória e descritiva para coleta de dados. Para a análise foi adotada a abordagem qualitativa e quantitativa descritiva pelas frequências das respostas. Os dados foram coletados por meio de questionário estruturado enviado através do Google Formulários. Após análise dos dados, percebe-se que o processo de incubação não estimula a internacionalização e a OEI. Em relação as dimensões da OEI, percebe-se que as dimensões Inovatividade Internacional, Proatividade Internacional e Assunção ao Risco Internacional apresentam-se em maior intensidade nas respostas dos entrevistados. Também foi possível constatar o conceito de multidimensionalidade corroborando com os estudos de Lumpkin e Dess (1996), pois identificou-se a influência distinta de diferentes dimensões para o resultado de cada empresa analisada.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
13-09-2017
Como Citar
Oliveira, R. de, & Tonial, G. (2017). ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA INTERNACIONAL:UM ESTUDO EM EMPRESAS INCUBADAS DO SUL DO BRASIL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14499
Edição
Seção
Joaçaba - Ensino