PERFIL DOS ALUNOS DO CURSO DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS (EAD) DA UNOESC, NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
Resumo
Nos últimos anos a educação vem passando por transformações, principalmente ocasionadas pela introdução das ferramentas tecnológicas. Com essas mudanças, a educação a distância tomou espaço como uma alternativa para falta de disponibilidade de tempo e deslocamento até a universidade. Pode-se conceituar a Educação a Distância-EaD como sendo um aprendizado por meio das ferramentas tecnológicas. O aluno de curso EaD necessita ter algumas características, tais como: disciplina, planejamento, dedicação e motivação, entre outras. Dentro desse contexto o presente estudo qualitativo com recorrência a técnicas quantificadas buscou verificar, por meio de um questionário semiestruturado aplicado aos professores do curso de EaD de Tecnologia em Processos Gerenciais da Unoesc, o perfil apresentado pelos acadêmicos matriculados com o objetivo de contribuir para o planejamento de intervenções pedagógicas no curso. Os resultados demonstraram que uma das dificuldades enfrentadas pelos professores é o cumprimento dos prazos quanto à entrega das atividades, por parte dos alunos. Por outro lado, os alunos apresentam, em sua maioria, as características e competências necessárias para eficiente desenvolvimento e aproveitamenro do curso de educação a distância.