O PERFIL DO EGRESSO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E A EMPREGABILIDADE: UM ESTUDO NA REGIÃO MEIO OESTE DE SANTA CATARINA
Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar se as habilidades e competências do perfil do egresso do curso de administração condizem com o perfil demandado pelas empresas e o mercado de trabalho. Foram relacionadas as competencias definidas pelo conselho nacional de educação com demandas técnicas da profissão e do ambiente de negócios. Quanto aos procedimentos metodológicos, a abordagem de pesquisa se caracteriza como qualitativa. Os dados foram coletados por meio de acesso a documentos eletrônicos e entrevistas em profundidade, com roteiro semi-estruturado. A amostra foi delimitada por empresas cadastradas na Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense ACIOC de Joaçaba Herval D'Oeste e Luzerna. Para análise dos dados se utilizou da técnica de análise de conteúdo por meio da categorização das variáveis, evidenciando o uso da estratégia de triangulação de dados. As categorias de análise foram estabelecidas com base nas diretrizes curriculares nacionais, resultando em dez (10) categorias subdivididas entre competências e habilidades, após a pesquisa exploratória de campo, provenientes dos objetos de análise dos resultados. Os resultados delimitam como principais competências esperadas pelo mercado de trabalho: empreendedorismo, comportamento empreendedor, liderança e visão sistêmica. Acredita-se ser necessário proporcionar aos alunos momentos para refletir e pensar a respeito das práticas em Administração, e por isso, destaca-se a necessidade de um modelo de ensino aprendizagem que proporcione maior aproximação entre a academia e as empresas.Downloads
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Publicado
13-09-2017
Como Citar
Oliveira, M. de, Tonial, G., & Spuldaro, J. D. (2017). O PERFIL DO EGRESSO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E A EMPREGABILIDADE: UM ESTUDO NA REGIÃO MEIO OESTE DE SANTA CATARINA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14429
Edição
Seção
Joaçaba - Pesquisa