CARACTERÍSTICAS PRODUTIVAS E QUALITATIVAS DE GENÓTIPOS DE BATATA-DOCE [IPOMOEA BATATAS (L.) LAMARCK]

Autores

  • Sandra Klauck Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Cristiano Fernandes dos Santos Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Alex Junior Valmorbida Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Alceu Cericato Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Jackson Fábio Preuss Universidade do Oeste de Santa Catarina -UNOESC

Resumo

A batata-doce (Ipomoea batatas) é uma hortaliça que se destaca pela versatilidade no uso, baixo custo de produção e alto valor energético e nutricional. Visando caracterizar à produtividade da batata-doce, o presente trabalho teve o objetivo de avaliar as características produtivas e comerciais de diferentes genótipos de batata-doce. Realizou-se este experimento, tendo como testemunhas, clones de três genótipos de batata-doce provenientes da EMBRAPA de Pelotas-RS: BRS Cuia, BRS Amélia, BRS Rubissol e sete provenientes da EPAGRI/SC: SCS367 Favorita, SCS368 Ituporanga, SCS369 Águas Negras, SCS 370 Luiza, SCS371 Katiy, SCS372 Marina e SCS 106. O experimento foi conduzido na área experimental da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC, campus de Maravilha. Utilizou-se delineamento em blocos casualizados com 10 tratamentos, 4 repetições e 6 plantas por parcela. Após 174 dias do transplante para o campo as raízes foram lavadas, contadas, pesadas e consequentemente estimado a produção total (t/ha-1)  e comercial. Os genótipos SCS Ituporanga, BRS Cuia e SCS Marina, apresentaram características superiores para produção em t/ha-1, (53,3 t/ha-1, 49,3 t/ha-1 e 49,2 t/ha-1 respectivamente), não apresentando diferenças significativas entre si. Para a classificação comercial, o genótipo SCS Katiy produziu 33,3% de raízes consideradas ideiais para as exigências de mercado quanto ao peso, enquadradas na classe Extra A (peso, 251 a 500g). Desta forma, estes resultados indicam genótipos que possuem grande capacidade para atender as exigências do mercado ou agricultura familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Klauck, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Estudante de Graduação no curso de Agronomia

Cristiano Fernandes dos Santos, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Estudante de Graduação no curso de Agronomia

Alex Junior Valmorbida, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Estudante de Graduação no curso de Agronomia

Alceu Cericato, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Eng. Agrônomo. Doutor em Administração; Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina,

Jackson Fábio Preuss, Universidade do Oeste de Santa Catarina -UNOESC

Biólogo. Mestre em Ciências Ambientais, Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Área das Ciências da Vida.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Klauck, S., dos Santos, C. F., Valmorbida, A. J., Cericato, A., & Preuss, J. F. (2017). CARACTERÍSTICAS PRODUTIVAS E QUALITATIVAS DE GENÓTIPOS DE BATATA-DOCE [IPOMOEA BATATAS (L.) LAMARCK]. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14424

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>