CONSTRUINDO LARES PARA ANIMAIS CARENTES

Autores

  • Jhulis Marina Carelli Unoesc

Resumo

A realidade de animais abandonados em centros urbanos é, infelizmente, compartilhada também em pequenas cidades, tais como Joaçaba, Herval D’Oeste e Luzerna. Para amenizar este problema, um grupo de protetores engajados na defesa dos animais reuniu-se para intermediar as adoções. Assim, com vários animais nesta espera, e outros que continuam sendo encontrados após abandono, a necessidade de abrigos para sua proteção e conforto é contínua. Buscando contribuir com esta causa tão nobre, os acadêmicos da primeira fase do curso foram convidados a aplicar conhecimentos básicos iniciais na construção de abrigos de dimensões e materiais previamente definidos, no componente de Introdução à Engenharia Civil. Eles foram orientados a montar um "projeto", distribuir as funções dentro do grupo, tomar cuidado para criar uma estrutura estável e não muito pesada, utilizando a criatividade. O material utilizado foi de reuso, ou seja, pode ainda estimular a sustentabilidade. A última etapa foi a apresentação do produto final, com memorial descritivo do processo de confecção, contendo fotos e vídeos, com a justificativa das soluções adotadas e materiais utilizados. A atividade resultou em sete casinhas, já doadas, e em 45 acadêmicos satisfeitos com o resultado que apresentaram. Além da conscientização da importância do trabalho voluntário e em equipe, pode-se desenvolver o senso crítico dos acadêmicos sobre a necessidade do uso de bons materiais e boas práticas na construção de um produto final de qualidade adequada, buscando sempre por soluções aplicáveis à realidade encontrada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Carelli, J. M. (2017). CONSTRUINDO LARES PARA ANIMAIS CARENTES. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14408

Edição

Seção

Joaçaba - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< <