PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UMA AGÊNCIA BANCÁRIA SUSTENTÁVEL
Resumo
O setor financeiro brasileiro cresceu e se desenvolveu muito nas últimas décadas. Atualmente com o avanço tecnológico os exemplares arquitetônicos remanescentes da explosão bancária encontram-se defasados em relação às atividades desenvolvidas pelos bancos. Dessa forma, o objetivo da pesquisa propõe desenvolver um anteprojeto arquitetônico aliado à sustentabilidade de uma agência bancária para o município de Chapecó (SC). Embasado em um referencial teórico onde se procurou pesquisar o histórico dos bancos, desde a sua origem até a atualidade, as tipologias bancárias utilizadas e a legislação que regula o funcionamento destes estabelecimentos. Como procedimento metodológico, foram feitos estudos de caso para a verificação na prática do funcionamento de uma agência bancária, onde foi possível analisar as características físicas e funcionais que contribuíram na elaboração do anteprojeto. Observamos que a sustentabilidade tem sido um tema bastante abordado durante os últimos anos, pois se faz necessária sua implementação nas novas edificações, principalmente nas edificações de uso comercial, contribuindo para minimizar os impactos causados pela construção civil, do início da obra até sua ocupação e uso. A utilização de uma edificação sustentável para abrigar uma agência bancária se transforma em publicidade positiva, pois demonstra a preocupação da instituição financeira em preservar o meio ambiente para as gerações futuras. Como resultados foi possível reunir as informações necessárias para desenvolver o anteprojeto arquitetônico de uma agência bancária sustentável.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
13-09-2017
Como Citar
Bonan, V. A., Ferreira, A. S., & Granzotto, T. de S. (2017). PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UMA AGÊNCIA BANCÁRIA SUSTENTÁVEL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14371
Edição
Seção
Xanxerê - Ensino