EMERGÊNCIA DE CULTIVARES DE AZEVÉM TETRAPLOIDE SUBMETIDOS A DIFERENTES PROFUNDIDADES DE SEMEADURA
Resumo
O objetivo do trabalho foi quantificar a percentagem de emergência de cultivares de azevem tetraploides (barjumbo, klm138) submetidos a diferentes profundidades de plantio (0cm, 1,5cm, 3cm e 4,5cm). O delineamento experimental utilizado foi DBC (Delineamento em Blocos Completos Casualizados). O experimento contou com 8 tratamentos, com 4 repetições. Sendo uma testemunha (1,5cm de profundidade) e três tratamentos (00cm, 03cm e 4,5cm de profundidade). Os tratamentos foram as seguintes cultivares de azevém e profundidades de semeadura: T1: Azevém Barjumbo em profundidade de 0cm. T2: Azevém Barjumbo em profundidade de 1,5cm. T3: Azevém Barjumbo em profundidade de 3cm. T4: Azevém Barjumbo em profundidade de 4,5cm. T5: Azevém KLM 138 em profundidade de 0cm. T6: Azevém KLM 138 em profundidade de 1,5cm. T7: Azevém KLM 138 em profundidade de 3cm. T8: Azevém KLM 138 em profundidade de 4,5cm. Contabilizou-se o número de plantas emergidas e subtraindo esse valor do total de sementes semeadas, posteriormente, calculou-se a percentagem de sementes emergidas, cada unidade experimental e total de cada variedade em cada profundidade. Os dados coletados foram submetidos à Análise de Variância (ANOVA) pelo teste F (P≤0,05), para o fator profundidades de semeadura aplicou-se analise de regressão e para o fator cultivares aplicou-se o teste de TUKEY. Há uma relação de causa e efeitoefeito entre a variável profundidade de semeadura e a variável percentagem de emergência, ou seja, as profundidades de semeadura influenciam em 100% apresentando um comportamento cúbico.Downloads
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Publicado
13-09-2017
Como Citar
Schneider, T. P., Giehl, C. P., Tederke, J., & Lajus, C. R. (2017). EMERGÊNCIA DE CULTIVARES DE AZEVÉM TETRAPLOIDE SUBMETIDOS A DIFERENTES PROFUNDIDADES DE SEMEADURA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14268
Edição
Seção
São Miguel do Oeste - Ensino