AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO DA AVEIA PRETA (AVENA SATIVA L.) SUBMETIDA A DIFERENTES DOSES E FONTES DE NITROGÊNIO
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo avaliar a crescimento da aveia preta cultivada a campo, utilizando diferentes formas e fontes de adubação nitrogenada. O delineamento experimental constitui em um DBC (Delineamento de blocos completos casualizados) com esquema de parcela subdividida, (2X4) com três repetições, sendo que, na parcela principal foram alocadas as fontes nitrogenadas e na subparcelas as concentrações, considerando área útil de 50 cm centrais. O desenvolvimento do trabalho foi utilizado uma área na qual a cultura estava implantada, assim foi realizada a demarcação das parcelas com estacas, sendo que sua área total foi de um metro quadrado por parcela, onde se obtive 24 m² de área total. Percebe-se que houve uma relação de causa e efeito entre a variável concentração e a variável dose de nitrogênio. Ou seja, os tratamentos influenciam em 97,02% na máxima eficiência técnica da concentração os outros 2,98% foram fatores que os pesquisadores não conseguiram controlar. A máxima eficiência técnica foi obtida no tratamento T3: o dobro da dose, onde teve um acréscimo em relação a testemunha de 2,91 cm² da área foliar. Ao analisar o resultado do tratamento T3: 5,5 cm² da área foliar, onde tem a maior área de todos os outros em relação as demais concentrações, pode estar relacionada com as condições na qual a cultura se desenvolveu e as características morfológicas. Conclui-se que as doses de nitrogênio influenciam no crescimento da área foliar da aveia preta no qual o dobro da dose revelou variação ao crescimento em relação a dose recomendada.Downloads
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Publicado
13-09-2017
Como Citar
Bressan, C., Furst, J. P., & Lajus, C. R. (2017). AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO DA AVEIA PRETA (AVENA SATIVA L.) SUBMETIDA A DIFERENTES DOSES E FONTES DE NITROGÊNIO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14265
Edição
Seção
São Miguel do Oeste - Ensino