CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: PROMOVENDO A APRENDIZAGEM, IMAGINAÇÃO E GOSTO PELA LEITURA

Autores

  • Clair Fátima Zacchi Unoesc
  • Danielle Larissa Bourscheid Unoesc

Resumo

O trabalho discorre sobre o Estágio Curricular Supervisionado em Pedagogia II – educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e gestão dos processos educativos. O tema orientador foi a Contação de histórias: promovendo a aprendizagem, a imaginação e o gosto pela leitura e evidencia as vivências ocorridas durante os estágios. Na gestão, com o mesmo tema, foi proposta a revitalização da biblioteca da Escola Padre Reinaldo Stein no município de Anchieta – SC. O relatório apresenta a abordagem teórica do contexto da educação infantil, anos iniciais, gestão escolar e a importância da literatura – contação de história - na aprendizagem, imaginação e gosto pela leitura. As observações oportunizaram um contato com a realidade escolar e a determinação do tema. Após a prática de estágio, ocorreu a análise das vivências, retomando a fundamentação teórica de que trata o tema. Compreendeu-se a importância da contação de histórias para a aprendizagem, a imaginação e o gosto pela leitura em todos os espaços nos quais ocorreram os estágios. No cotidiano da escola, o compromisso com a imaginação nem sempre é considerado. Mas deve se fazer presente, porque a contação de histórias é um estímulo para o processo de aprendizagem, pois enriquece a imaginação, incentiva a leitura e despertar o interesse das crianças e jovens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Zacchi, C. F., & Bourscheid, D. L. (2017). CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: PROMOVENDO A APRENDIZAGEM, IMAGINAÇÃO E GOSTO PELA LEITURA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14172

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Ensino