A CRIANÇA E O LIVRO: A CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA
Resumo
Nos anos iniciais e educação infantil, a leitura é uma atividade cotidiana, mas nem sempre planejada. Muitas vezes, ocorre uma escolarização inadequada da leitura, quando é pretexto para preencher o tempo ou ocupar os alunos que concluem as tarefas antes dos demais. Nesse sentido, o tema orientador dessa proposta é “A criança e o livro: a construção de estratégias de leitura”. Apresenta-se, no trabalho, o relato e a análise das vivências do Estágio Curricular Supervisionado nos anos iniciais, na educação infantil e na gestão dos processos educativos do curso de Pedagogia Unoesc de São Miguel do Oeste-SC. O objetivo é estudar e compreender como se constroem estratégias de leitura para os anos iniciais e educação infantil, a fim de formar leitores competentes. A pesquisa é de cunho bibliográfico e de campo. Organizou-se a fundamentação teórica, seguida da vivência do estágio e sua análise. Concluí-se que a prática de leitura, no espaço escolar, está repleta de significados culturais e sociais e que há diversas possibilidades de trabalho com a leitura, desde que haja planejamento e objetivos definidos. Os resultados apontaram a importância de organizar estratégias de leitura, para construir comportamentos leitores nas crianças. A leitura é fundamental no desenvolvimento da criança, por isso, a relação estabelecida entre criança e livro é determinante para a aprendizagem significativa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
13-09-2017
Como Citar
Zacchi, C. F., & Garbin, D. (2017). A CRIANÇA E O LIVRO: A CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14171
Edição
Seção
São Miguel do Oeste - Ensino