MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Luan Schneider Unoesc
  • Elisabeth Baretta UNOESC

Resumo

A preservação do meio ambiente é fator importante, tendo em vista o alto nível de poluição urbana e de desperdício. A conscientização sobre a reciclagem do lixo é fundamental no âmbito escolar, para que os objetos tenham uma destinação final correta, sendo que alguns deles, podem ser utilizados na confecção de equipamentos para a Educação Física escolar. O objetivo desta intervenção foi transmitir o pensamento sustentável nos escolares, visando amenizar o desperdício de materiais recicláveis. A execução deste projeto fez parte do componente curricular Estágio Curricular Multidisciplinar II do Curso de Educação Física, e foi aplicado em aulas de intervenção para 22 alunos do 8º ano e 17 alunos do 9º ano de uma escola pública de Piratuba, SC. No primeiro momento, explanou-se sobre o tema “sustentabilidade” e foi realizada uma atividade orientada de pesquisa no laboratório de informática da escola sobre possíveis formas de confeccionar materiais alternativos para o atletismo escolar. Na intervenção seguinte, os alunos confeccionaram os materiais realizando vivências práticas de cada objeto no ginásio de esportes. No contexto geral os escolares assimilaram a ideia de não desperdiçar objetos recicláveis e reutilizá-los para outros fins. Foi visível a motivação das turmas durante o estágio, pois as atividades foram diferentes daquelas corriqueiras do cotidiano escolar. O estágio agregou experiências práticas de docência na Educação Física, em que foi possível assimilar técnicas e metodologias diferenciadas no processo de ensino e de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Schneider, L., & Baretta, E. (2017). MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14118

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< <