INCLUSÃO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo a reflexão sobre a importância da inclusão na educação infantil, especialmente das interações sociais para o desenvolvimento da criança, como incentivo da aprendizagem na sala de aula e no ambiente da escola. Resultou do componente curricular Metodologia do Ensino da educação da infância, do curso de Pedagogia na Unoesc Campos Novos. Observou-se as características das condutas de inclusão social numa escola de educação infantil e fez-se entrevistas semi-estruturadas na pesquisa de campo, além da observação e pesquisa bibliográfica. Sabe-se que o ser humano sozinho não aprende, e, precisa de estímulos para aprender e para a construção da auto-estima da criança especial desde seus anos iniciais na escola ou na sala de aula, bem como na sociedade em geral. Também observou-se a socialização e atitudes das professoras, direção e colegas com as crianças especiais. Escolheu-se a inclusão para observar o desenvolvimento social, afetivo, psicomotor e cognitivo das crianças de inclusão e suas similaridades ou diferenças em relação às outras crianças. Deste modo, estudou-se a importância da formação na infância, e especialmente o vínculo afetivo numa escola inclusiva.
Inclusão, Infância e Socialização.
patricia.pedroso@unoesc.edu.br,duds.brito@hotmail.com ,dessa333.m@gmail.com