ESTUDO SOBRE USO DE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS E PLANEJAMENTO FAMILIAR COM IMIGRANTES HAITIANAS

Autores

  • Bruna Letícia Allebrandt Universidade do Oeste do Estado de Santa Catarina
  • Bibiana Paula Dambrós Universidade do Oeste do Estado de Santa Catarina
  • Daniela Ries Winck

Resumo

A principal atividade do planejamento familiar é proporcionar aos casais, informações para que possam decidir o número de filhos que desejam e quando querem tê-los, de forma consciente e voluntária. No Brasil, compete ao Estado proporcionar recursos educacionais e financeiros para o planejamento familiar, porém, a chegada de imigrantes haitianas desperta a curiosidade acerca da forma com que estas mulheres realizam o planejamento familiar. Avaliar o uso de métodos contraceptivos e o conhecimento sobre planejamento familiar das imigrantes haitianas. Estudo exploratório de natureza quantitativa, utilizando instrumento de pesquisa com as variáveis em relação aos métodos contraceptivos e o conhecimento sobre planejamento familiar. Foram entrevistadas 16 mulheres haitianas, trabalhadoras de uma empresa de Videira, Santa Catarina. As entrevistadas apresentaram idades de 19 a 49 anos, sendo 37,5% solteiras e 62,5% casadas. A maioria 68,5% das entrevistadas não conheciam os métodos contraceptivos no Haiti e 25% delas só vieram a conhecer os métodos depois da chegada ao Brasil. A grande maioria 81,25% afirmam ter filhos, sendo a média de 1,56 por mulher e 56,2% deixaram filhos no Haiti para poder migrar. Além disso, 18,75% afirmaram que já tiveram abortos. Quanto a família, 93,8% responderam que a cultura no Haiti é de famílias numerosas sendo que 68,8% afirmaram desconhecer o planejamento familiar. Fica evidente que as imigrantes haitianas não possuem informações adequadas sobre métodos contraceptivos, tampouco conhecem e tem ciência de seus direitos sobre o planejamento familiar.

Palavras-Chaves:Métodos Contraceptivos. Planejamento familiar. Imigrantes haitianas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bibiana Paula Dambrós, Universidade do Oeste do Estado de Santa Catarina

Formada na área da saúde como Farmacêutica-Bioquímica pela UFSC, possui mestrado em Biotecnologia também pela UFSC. Trabalhou por 12 anos na área de pesquisa e desenvolvimento, esteve envolvida em 3 projetos Genomas, trabalhou na  Empresa de Biotecnologia FK-biotecnologia, no laboratório Central do Estado do Rio Grande do Sul como com  diagnóstico do vírus do H1N1 e Dengue, há 2 anos está inserida na docência ministrando aula nas áreas da saúde.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Allebrandt, B. L., Dambrós, B. P., & Winck, D. R. (2017). ESTUDO SOBRE USO DE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS E PLANEJAMENTO FAMILIAR COM IMIGRANTES HAITIANAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14059

Edição

Seção

Videira - Ensino