ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS DO MUNICÍPIO DE ABELARDO LUZ/SC

Autores

  • Alessandro Ramilio UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Catria Popiolek UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Jane Teo UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Evandro Luiz Oliveira UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Diversos são os princípios éticos que norteiam a atuação do profissional contábil. O atendimento a estas regras são importantes, pois abarcam dados particulares de empresas e organizações. Diante disso, este trabalho tem por objetivo analisar a percepção dos contadores quanto aos problemas que possam comprometer sua atuação frente aos princípios do código de ética contábil. Para desenvolvimento desta pesquisa foram coletados dados em quatro organizações contábeis do município de Abelardo Luz/SC, com utilização de entrevista semiestruturada. Depois de efetuada a transcrição literal das entrevistas, realizou-se uma análise comparativa das respostas, apontando os posicionamentos dos profissionais entrevistados. Os resultados apontam que as organizações contábeis entrevistadas possuem conhecimento do Código de Ética, porém, nem todas aplicam eficientemente os dispositivos do mesmo em suas rotinas de trabalho. Essa atitude dos profissionais da área contábil reflete diretamente na posição ética como contador, visto que possuem acesso a dados particulares de diversas empresas e organizações, e estes devem ser conscientemente resguardados. Os resultados ensejam a necessidade de reafirmar a importância da existência e aplicação diária do Código de Ética no exercício da profissão do contador, instruindo proprietários e profissionais a manterem a rigor o zelo pela conduta ética, para que esta se torne um importante critério para atuar na profissão contábil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandro Ramilio, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduado em Ciências Contábeis

Catria Popiolek, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduada em Ciências Contábeis

Jane Teo, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc Xanxerê (2000). Especialização em MBA em Gestão da Produção e Logística (2003) e Especialização em Administração de Empresas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc Xanxerê (2005). Atualmente é sócia administradora da empresa TCA CONTABILIDADE E ASSESSORIA EMPRESARIAL LTDA e professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc Xanxerê atuando nos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis e Tributação.

Evandro Luiz Oliveira, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui graduação em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina(1994), especialização em Gestão Estratégica do Conhecimento Organizacional pela Faculdade Exponencial(2003), especialização em Especialização em Marketing pela Universidade do Oeste de Santa Catarina(2000), mestrado em Maestría Administración Estratégica de Negocios pela Universidad Nacional de Missiones(2013) e mestrado-profissionalizante em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina(2015). 

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Ramilio, A., Popiolek, C., Teo, J., & Oliveira, E. L. (2017). ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS DO MUNICÍPIO DE ABELARDO LUZ/SC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14036

Edição

Seção

Xanxerê - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>