DIFERENÇA NO PERFIL MOTIVACIONAL DE ADULTOS, JOVENS E CRIANÇAS FRENTE A PRÁTICA DE CAPOEIRA

Autores

  • João Ramão Martins da Rosa Acadêmico do Curso de Educação Física, da Unoesc, de Chapecó.
  • Patrick Zawadzki Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Resumo

Com a finalidade de analisar a motivação dos alunos do Projeto Pratique Capoeira, e de associar a Capoeira aos contextos da psicologia do esporte para compreender melhor os conceitos de ensino-aprendizagem aplicados, este estudo teve como objetivo avaliar as diferenças nos perfis motivacionais entre praticantes divididos por idade em grupos de adultos, jovens e crianças (n=30). Foi aplicado o questionário BREQ-2 para identificar as razões fundamentais pelas quais os indivíduos resolvem aderir à programas de exercícios, neste caso, especificando a pergunta para a prática das aulas de capoeira dentro do Projeto Pratique Capoeira. Os resultados mostraram que os adultos buscam a prática principalmente pela forma física, os jovens procuram adquirir habilidades, e as crianças decidem praticar porque consideram a capoeira divertida, querem estar juntos aos amigos e fazer parte de uma equipe. Entende-se que estes conceitos são importantes para orientar o professor de capoeira ao momento de prescrever as aulas e treinamentos para os seus alunos e fundamentar o que seria uma boa aula de Capoeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Ramão Martins da Rosa, Acadêmico do Curso de Educação Física, da Unoesc, de Chapecó.

Acadêmico do Curso de Educação Física, da Unoesc, de Chapecó.

Patrick Zawadzki, Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Mestrando em Ciências do Movimento Humano, pelo CEFID-UDESC. Doutorando em Educaçao Física, Atividade Física e Esporte pelo INEFC_UB. Professor da UNOESC-Chapecó.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Rosa, J. R. M. da, & Zawadzki, P. (2017). DIFERENÇA NO PERFIL MOTIVACIONAL DE ADULTOS, JOVENS E CRIANÇAS FRENTE A PRÁTICA DE CAPOEIRA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14007

Edição

Seção

Chapecó - Pesquisa