AÇÃO SOCIAL: DIA INTERNACIONAL CONTRA O TRÁFICO E O ABUSO DE DROGAS
Resumo
São chamadas de drogas todas as substâncias, naturais ou sintéticas, que podem causar dependência. Essas substâncias mudam as funções do corpo humano e prejudicam a capacidade de raciocínio e discernimento.
Existem drogas lícitas e ilícitas. As lícitas são aquelas que podem ser legalmente vendidas, como as bebidas alcoólicas e a nicotina. Já as drogas ilícitas são as proibidas por lei, como cocaína, maconha e crack. Independentemente da classificação, toda droga é prejudicial à saúde.
No dia 26 de junho de 2017, face às comemorações do Dia Internacional de Combate ao Uso de Drogas Licitas e Ilícitas, o curso de Psicologia de Videira realizou uma ação nas dependências da Universidade, a qual contou com a participação de mais de 60 acadêmicos do curso de Psicologia e outros acadêmicos de cursos que apoiaram a iniciativa. Os professores também fizeram parte desta ação. Os acadêmicos, no intervalo da aula, transitaram pelos corredores, hall de entrada e praça de alimentação, usando coletes nas cores branco e preto, rosto pintado nas mesmas cores, faixas e cartazes com frases de impacto. Também utilizaram molduras para registrar fotos com os simpatizantes do movimento. Essa foi uma ação silenciosa, cujo objetivo foi chamar a atenção para a expressão sombria do rosto pintado, remetendo ao lado obscuro das drogas. Alguns acadêmicos realizaram, concomitantemente, uma pesquisa dirigida, com o intuito de levantar dados à cerca deste tema para planejarrem-se novas ações.
Palavras-chave: Dependência. Drogas. Psicologia.