O BRINCAR E O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL.

Autores

  • Patrícia Aparecida Pedroso UNOESC
  • Thais Ribeiro de Moraes Unoesc- Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar a importância das brincadeiras para o desenvolvimento das crianças e a importância da valorização da infância, momento muito importante para a construção dos saberes, da personalidade e do conhecimento. Nesta pesquisa utilizou-se a pesquisa bibliográfica e de campo em uma escola, para analisar qual papel tem a brincadeira na didática aplicada pelos professores daquela instituição. Também a entrevista semiestruturada em forma de questionário, relacionado  à importância da brincadeira. O público alvo foi professores das series iniciais, mesmas salas onde realizou-se as observações. A construção do artigo possibilitou a análise de um assunto que mesmo em pleno século XXI e com tantas discussões referentes a educação, a brincadeira e o brincar,  ainda precisa de ênfase, pois percebe-se  deixada de lado, muitas vezes por falta de tempo, quando as crianças são colocadas em atividades extras nos horários em que não estão na escola, ou por estarem imersas no uso de tecnologias precocemente por muito tempo.

Palavras-chave: Educação. Brincaderia. Infância.

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Biografia do Autor

Patrícia Aparecida Pedroso, UNOESC

Coordenadora de gestão do PIBID /UNOESC

Coordenadora extensão e pós-graduação Unoesc virtual

Coordenadora Pós Graduação psicopedagogia clínica

Docente ACH/Unoesc

Psicopedagoga Clínica no NAI Unoesc

Thais Ribeiro de Moraes, Unoesc- Universidade do Oeste de Santa Catarina

Aluna do curso de Pedagogia Unoesc Campos Novos

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Publicado

13-09-2017

Como Citar

Pedroso, P. A., & de Moraes, T. R. (2017). O BRINCAR E O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/13915

Edição

Seção

Chapecó - Ensino