PRODUÇÕES CIENTÍFICAS E AUTORES DE REFERÊNCIA EM ESTUDOS SOBRE AVALIAÇÃO, PRESTAÇÃO DE CONTAS E RESPONSABILIZAÇÃO (ACCOUNTABILITY) NO BRASIL
Resumo
O estudo destina-se à realização de inventário de autores e textos sobre as políticas de accountability no Brasil, de modo a constituir um corpus das principais referências teórico-acadêmicas e documentais sobre o tema no campo da gestão pública captando suas tendências mais expressivas. Em termos metodológicos, prioriza estudo exploratório com recolha de dados e informações no Banco de Teses e Dissertações da Capes e no Sítio do Inep, de produções científicas associadas às áreas da Administração, Educação e Ciências Sociais e Humanidades que contemplam ao menos um dos seguintes descritores: accountability, prestação de contas, responsabilização e avaliação. Embora ainda em andamento, o estudo sinaliza na direção de uma pulverização de autores em teses e dissertações produzidas no período de 2011 e 2012 nas áreas da Administração, Educação e Ciências Sociais e Humanidades e confluência de apenas três autores comuns às três áreas de conhecimento, todos eles vinculados à área da Ciência Política. Demonstra ser inexpressiva a produção científica que trata da avaliação associada à prestação de contas, responsabilização e accountability, o que indica necessidade de aprofundamento das obras e dos autores recorrentes em cada área de conhecimento.
Palavras-chave: Gestão e organização do sistema educacional. Avaliação, prestação de contas e responsabilização. Accountability educacional.